Encaminhando ou FW:

domingo, 26 de agosto de 2012

Palavras que gosto I

Amistoso:

Amistoso é uma palavra que sempre achei foneticamente bonita.

"Nesta quarta, amistoso da Seleção..."

Amistoso...

Nesse caso, aprendi primeira mente como um sentido substantivo, somente depois fui descobrir que amistoso significava amigável, e fui entender a substantivação desse adjetivo usualmente utilizado em jogos de futebol que são fins e si mesmos, sem intenção de competição ou ganho de campeonato ou taça.

Mas amigável, foneticamente falando e não em termos morfológicos, não é tão bonito quanto amistoso.

Amistoso lembra misto, que é na minha cabeça sempre muito gostoso. Misto-misto, sorvete misto, salada mista, coisas mistas...

E oso, de amistoso, parece gostoso, apetitoso, saboroso...

Dizem que amizade vem do latim vulgar amicitas ou de amicus (sei que existe porque me lembro do amicus curiae) e que possivelmente viria de amore.

Certamente há muito sentido.

Amistoso é a qualidade daquele que ama qualquer ser, desprovido de intenções de satisfação pessoal, que poderiam ser sexuais, românticas, financeiras, sociais ou sei lá... É só ser, amistoso.

Ser amistoso com qualquer ser, que não amigo, que não se conheça... em pequenas ou grandes situações, em longos discursos ou silêncio, é ser amistoso...

Isso não é um dicionário, é o meu significado de amistoso.

Amistoso rima com amoroso também... 


Um amicus curiae centralizado na corte do seu próprio Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário